Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Descubra o que fazer em Indaiatuba

    A decisão de comprar um imóvel envolve planejamento, infraestrutura e qualidade de vida, o que engloba as opções de lazer e entretenimento. Logo, saber o que fazer em Indaiatuba pode ser determinante para a escolha da cidade como moradia. 

    Ter opções e não precisar de longos deslocamentos para vivenciar um dia ou fim de semana agradável em família, faz total diferença. Essa cidade, localizada na  Região Metropolitana de Campinas tem muito a oferecer aos seus moradores e visitantes. 

    Quer saber o que há de interessante para fazer em Indaiatuba? Continue lendo e conheça um pouco mais sobre o município, suas dicas de turismo e atrações para garantir uma vida feliz caso decida morar nessa promissora cidade!

    Como é a infraestrutura de Indaiatuba?

    Apenas 1 hora e meia separa o município pertencente à Região Metropolitana de Campinas da capital paulista. É bem perto, porém, ao contrário de São Paulo com seu agito costumeiro, a charmosa Indaiatuba é considerada uma das melhores cidades para se viver. 

    Com pouco mais de 260 mil habitantes e localizada no interior paulista, aspectos como qualidade de vida e conforto diferenciam a região. Com uma estrutura bem planejada nos aspectos sociais, de saúde, emprego e segurança, é uma opção de moradia para quem busca ar puro e tranquilidade.

    Para considerar um município bom de se viver, além do lazer, esses são critérios que devem ser levados em conta junto com o turismo e entretenimento. Aliás, Indaiatuba oferece diversos atrativos interessantes, que você pode conferir no próximo tópico.

    O que fazer em Indaiatuba na parte turística?

    Vista do alto, Indaiatuba apresenta uma extensão de área verde que encanta, o que se deve à priorização ambiental como fator de qualidade de vida. A natureza é destaque em diversas partes, representada pelos parques, praças e áreas arborizadas que compõem a cidade. 

    Para você que está se perguntando o que fazer em Indaiatuba em termos de turismo e passeios, selecionamos os principais atrativos para ir sozinho, levar a família ou os amigos em visita à cidade!

    Parque Ecológico de Indaiatuba

    Imagine um parque com uma extensão que corta cerca de 80% da cidade e oferece uma infraestrutura incrível para todos os gostos. Assim é o Parque Ecológico de Indaiatuba que, com sua área de 15 km, reúne diversos atrativos para turismo, lazer e entretenimento. 

    Com entrada gratuita e aberto 24 horas, o imenso parque é um ótimo espaço para passeios, onde os visitantes encontram: 

    • Bosques;
    • Lagos;
    • Áreas de recreação;
    • Jardins;
    • Quadras de vôlei;
    • Campos de futebol;
    • Pista oficial de bicicross;
    • Pista de skate profissional;
    • Raia de remo olímpico;
    • Praça de eventos;
    • Equipamentos de ginástica;
    • Parque temático infantil. 

    O Parque existe desde 1992, sendo sede de eventos esportivos e culturais, como a corrida Cidade de Indaiatuba e o tradicional Carnaval de rua. Contando com banheiros em diversos pontos, o lugar é também ideal para andar de bike, caminhar, correr, fazer piqueniques ou simplesmente descansar à sombra de uma árvore.

    Mosteiro de Itaici

    Também conhecido como Casa de Retiros Vila Kostka, o belo complexo é formado por uma igreja, oito capelas, um auditório com capacidade para 500 pessoas e nove salas para palestras. 

    O nome Kostka tem origem no sobrenome de um jovem jesuíta polonês, Santo Estanislau Kostka que morreu em 1568, mas antes abdicou da fortuna de família, para viver de forma modesta e se dedicar aos mais necessitados, seguindo os princípios de Jesus Cristo. 

    Já o nome Itaici vem do tupi, que significa mãe ou fonte do rio da pedra, dando maior sentido ao local que foi construído por padres, seminaristas e irmãos de modo artesanal — o Mosteiro está aberto a visitações aos sábados.

    Museu da Água de Indaiatuba

    Um espaço que tem a água como principal foco de atenção e chama à reflexão sobre a utilização de um dos bens naturais de maior importância para a existência humana. Diversos painéis espalhados pelo museu trazem informações sobre o uso dos recursos hídricos e seu impacto no planeta. 

    Na área externa, muito verde e ar puro, árvores, nascentes e lago formando uma bonita paisagem. Porém, somente depois de passar pelas projeções no interior do museu é que os visitantes podem passear e aproveitar as belezas de fora. 

    O objetivo é promover a conscientização ambiental, especialmente ligada à gestão e preservação da água para todos. O espaço é interativo, dinâmico e um convite a toda à população e visitantes para interagir e compartilhar a experiência.

    Parque Do Mirim

    Mais uma área de preservação ambiental que promove educação e sensibilização sobre a importância de proteger os recursos naturais. Além disso, o Parque do Mirim é um espaço para passeios, diversão e descanso junto à natureza. 

    Por lá você vai encontrar além de muitas árvores nativas plantas pela própria população ao longo dos anos, atrativos como pedalinhos, deques para pesca, parquinho, mirante, pista de caminhada, academia para a terceira idade, quadras poliesportiva, de vôlei de areia e futebol Society, além de uma vista incrível da represa.

    Museu Ferroviário

    A antiga estação ferroviária se transformou em um museu com um acervo de mais de 400 objetos, devidamente relacionados e registrados. Aberto à visitação pública, ao longo do ano são realizados dois eventos culturais importantes: o São João na Estação e o Natal na Estação, com o objetivo de resgatar e manter as tradições da cidade.

    Museu Casarão Pau Preto

    No Casarão Pau Preto você vai encontrar histórias sobre a formação da cidade, objetos domésticos, do trabalho urbano e rural como herança cultural. O monumento data do início do século XIX, sendo sede da Biblioteca Pública e do Museu Municipal de Indaiatuba. 

    Declarado de utilidade pública em 1983, o casarão foi tombado em 2008 e hoje, expõe muitas histórias sobre a cidade em apresentações temáticas ao longo do ano. Do lado externo há um bosque com cerca de 100 árvores, com destaque para o jatobá com mais de 150 anos.

    Circuito das Frutas

    O município de Indaiatuba se destaca como um dos mais importantes produtores de uva de mesa de São Paulo. A goiaba e a acerola também estão entre as mais produzidas na cidade que faz parte do Circuito das Frutas. 

    O Sítio Bela Vista e o Sítio São José, são duas das propriedades rurais abertas à visitação, onde se pode conferir as plantações e criação de animais. Além disso, vale se programar e saborear o delicioso almoço caseiro do Sítio São José.

    Vinícola Bramasole

    Sendo Indaiatuba famosa por sua produção de uvas, nada mais justo do que ter uma vinícola aberta ao público. Localizada na divisa de Indaiatuba e Itupeva, a paisagem belíssima remete à Toscana na Itália que, inclusive, é inspiração para o nome da vinícola. 

    Com vista para a serra, os apreciadores da bebida têm a oportunidade de degustar os vinhos finos produzidos na Bramasole. Elaborado com uvas Syrah de cepas francesas, adaptadas às condições do terreno e clima de Indaiatuba, o resultado é surpreendente. 

    Diferenciada pela decoração de bom gosto e charme, a propriedade recebe os visitantes que fazem reservas via site, sábados e domingos, ao som de uma agradável música ambiente — na entrada, uma pequena degustação gratuita de dois rótulos é oferecida aos visitantes.

    Quais as opções gastronômicas da cidade?

    Além das atrações turísticas, se você é do tipo que não resiste a uma boa gastronomia, saiba que em Indaiatuba existe uma variedade de restaurantes. As opções são diversas para atender a todos os gostos, por isso, vale anotar para quando estiver na cidade: 

    • Amadeu inspirado na gastronomia brasileira com referências internacionais;
    • Asiatique – cozinha asiática contemporânea;
    • Green House Gourmet – culinária internacional com cozinha conduzida por um chef francês;
    • Le Triskell – culinária francesa com sabor e aroma da Europa;
    • Saltoral – cozinha autoral preparada para a família ( o restaurante oferece aulas programadas de gastronomia);
    • Pezão Bar – ambiente aconchegante com comida brasileira e opções vegetarianas;
    • Caipirão – variada cozinha brasileira;
    • Toshi Japanese Food – espaço familiar com cozinha japonesa tradicional e contemporânea.

    Para quem gosta da variedade das praças de alimentação, Indaiatuba conta com pelo menos três shoppings — Polo Shopping, Shopping Jaraguá e Parque Mall — onde além de restaurantes e fast food, se concentram as principais lojas de departamentos da cidade.

    Se você percebeu, há muito o que fazer em Indaiatuba, conhecida como Cidade do Sol, com sua topografia plana, sugestiva para agradáveis passeios, a pé ou de bicicleta. Com certeza, a cidade é uma das mais interessantes para se viver no estado de São Paulo.

    Gostou do post? Para ter ainda mais segurança na escolha da cidade como lugar para fixar residência, aproveite para saber mais sobre como é morar em Indaiatuba e tomar uma decisão com base em informações confiáveis!




    Veja também


    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    5 vantagens de morar num apartamento com varanda

    O apartamento com varanda oferece uma área que amplia o espaço útil e permite maior entrada de luz natural e ventilação, deixando o ambiente mais fresco, arejado e agradável. A varanda proporciona um espaço extra para lazer e relaxamento que pode ser utilizado para...