Encontre seu VIC

O que fazer em Contagem: Conheça as melhores opções de passeios na cidade

A tradicional cidade de Contagem é um dos maiores e mais desenvolvidos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte.  É um excelente lugar para morar, com ótimos bairros e infraestrutura. Mas afinal, quais os melhores passeios e o que fazer em Contagem?

Com mais de 100 anos de história, Contagem oferece diversas opções de lazer, que atendem a todos os gostos e bolsos. Além disso, o município tem uma localização privilegiada e próxima a outras alternativas de entretenimento na região metropolitana, diversificando as possibilidades.

Se você deseja saber quais as melhores atrações de lazer e entretenimento para você e toda sua família, não se preocupe que vamos ajudar! Continue lendo este post e veja o que fazer em Contagem para se divertir e ter boas opções para toda a semana!

Quais os principais pontos turísticos de Contagem?

A cidade de Contagem está em constante desenvolvimento, com tudo o que é necessário para viver bem e com todo conforto para sua família. Para as atividades recreativas, o município oferece muitas possibilidades para todos os gostos.

Os principais pontos turísticos para conhecer em Contagem são:

  •     Igreja Matriz São Gonçalo;
  •     Casa da Cultura;
  •     Várzea das Flores;
  •     Casa dos Cacos.

São opções turísticas que contam um pouco da história da cidade, tanto em fatores culturais, quanto naturais. Mais adiante, ao longo deste artigo, apresentamos um pouco melhor esses locais, sua importância para a cidade e o que os torna tão atrativos. Conhecê-los é interessante para quem deseja saber mais sobre Contagem e aproveitar momentos de descontração com a família.

O que fazer em Contagem?

Além dos pontos turísticos mais conhecidos, Contagem também reserva ótimas atrações para realizar atividades de lazer. É possível encontrar diversos locais para aproveitar o dia com os familiares, seja em atividades durante o dia ou para curtir a noite.

Saiba quais são as principais opções para escolher o que fazer em Contagem!

Praças e parques

A cidade conta com diversas praças e parques, que são excelentes alternativas para passear ao ar livre e ter contato com a natureza. São muitas opções para escolher, localizadas em bairros mais centrais, como o Eldorado e o Centro, até os bairros que estão em desenvolvimento, como o Colonial e Nacional.

Praça Nossa Senhora da Glória

Localizada no coração do bairro Eldorado, a Praça Nossa Senhora da Glória é um excelente local para caminhar, levar os filhos e aproveitar o dia. Além da bela decoração, a praça é um ponto de encontro, devido a bela cachoeira artificial e espaços verdes.

Praça da Jabuticaba

Próxima à igreja São Gonçalo no centro de Contagem, a Praça da Jabuticaba é outro local perfeito para fazer caminhadas e atividades ao ar livre em meio a diversas jabuticabeiras. Muitos eventos e aulas de ginástica são realizados no espaço da praça, que no final do ano recebe uma linda e atrativa decoração de Natal.

Parque Sarandi

O Parque Sarandi é um espaço natural considerado uma Área de Preservação Permanente – APA. Além do contato com a natureza, os visitantes podem realizar diversas atividades, como caminhadas, passeios por ciclovias, jogos em quadras, academias e muito espaço para aproveitar o dia.

Parque Municipal Gentil Diniz

Em uma área ecológica de aproximadamente 24 mil metros quadrados, o Parque Municipal Gentil Diniz é outra atração natural de Contagem. Além da vasta área preservada, no interior do parque há um casarão histórico, datado do século XIX.

Parque Ecológico do Eldorado

Outro ponto para lazer interessante e bem localizado, o Parque Ecológico do Eldorado oferece diversas atrações, como academia, parque infantil, quadras e muito mais. É um lugar tranquilo e agradável, que oferece trilhas em meio às árvores e ótima oportunidade para se conectar com a natureza.

Shoppings e cinemas

Para quem gosta de atividades em locais mais sofisticados e movimentados, os shoppings e cinemas são ótimas opções. Para isso, em Contagem é possível encontrar diversas possibilidades, tanto para compras, quanto para passeios.

Os principais são:

  •     Shopping Contagem: próximo ao bairro Nacional e Cabral, é um dos maiores e maiores shoppings da região;
  •     Big Shopping: é um dos primeiros shoppings de contagem, tradicional e localizado no bairro Eldorado;
  •     Itaú Power Shopping: um enorme espaço de diversas opções para compras, lazer e gastronomia;
  •     Cine Teatro Municipal de Contagem: embora esteja fechado para reformas, o Cine Teatro é uma alternativa cultural, construída na década de 70;

Espaços culturais

Contagem também é uma cidade que oferece atrações culturais, para quem deseja conhecer uma outra forma de se distrair. Os espaços culturais, normalmente, são gratuitos ou com preços acessíveis, o que é mais uma oportunidade para conhecer.

Casa da Cultura Nair Mendes Moreira

Localizada no Centro de Contagem, a Casa Nair Mendes Moreira é um importante marco cultural da cidade, de origem da antiga Contagem das Abóboras. É um patrimônio cultural mais antigo da cidade e preserva muito da história local.

Casa dos Cacos

A Casa dos Cacos é uma obra de arte de Carlos Luiz de Almeida e consiste em uma construção feita com cacos, que simbolizam as identidades de Contagem. A Casa é repleta de fragmentos que formam objetos, imagens e esculturas. O mosaico cultural foi tombado no ano 2000.

Igreja Matriz de São Gonçalo

A imponente Matriz de São Gonçalo, cartão postal de Contagem, é uma construção antiga, datada de 1835, quando ganhou uma forma mais consistente. Além da arquitetura centenária, a matriz é uma referência cultural e vale muito a pena visitá-la.

Passeios ao ar livre

Em dias ensolarados e com clima agradável, fazer atividades ao ar livre é a melhor alternativa, para se exercitar e descontrair. Para isso, é possível encontrar diversas opções em Contagem, para levar a família e passar momentos agradáveis.

Vargem das Flores

A bela lagoa Vargem das Flores está localizada entre os municípios de Betim e Contagem, sendo um ótimo local para caminhar e curtir a natureza. É uma área turística agradável e que possibilita diversas atividades aquáticas e de lazer.

Feira de arte e artesanato

A tradicional feira de arte e artesanato localizada na Avenida José Faria da Rocha no Eldorado é outra atração para os finais de semana. Com muitas opções de compra e gastronomia, é a alternativa de lazer ao ar livre ideal para curtir os dias de sábado e domingo.

Vida noturna

Além das várias atrações, como pode notar, Contagem também conta com uma boa estrutura para quem prefere se divertir à noite. São diversos bares, restaurantes e casas de shows que agradam a todos os gostos, com ótima localização e custo-benefício.

Como você percebeu, escolher o que fazer em Contagem é uma tarefa prazerosa. Afinal, ter momentos de lazer e descontração é essencial para viver com mais qualidade de vida e em harmonia com seus amigos e familiares.

Gostou do post? Agora que entendeu mais sobre o que fazer em Contagem, o que acha de ler outro conteúdo incrível? Saiba agora mesmo quais os benefícios de morar em Contagem!




Veja também