Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    Avaliação de crédito: o que é e como funciona o processo?

    Quando pensamos em toda a burocracia que envolve avaliação de crédito em bancos bate o desânimo. Muitas vezes pensamos que são papeis demais e que o processo poderia ser facilitado pelo próprio banco. Mas, quando tudo está organizado e em ordem, esse processo pode ficar muito mais simples. Basta se organizar, ter tudo em mãos e esperar pela aprovação.

    Pensando em tudo isso, nós preparamos este artigo sobre como organizar os seus documentos para iniciar a avaliação de crédito. Partimos de detalhes simples e vamos até aos documentos mais complexos que, quando em ordem, facilitam as nossas vidas.

    Abra uma conta no banco em que fará a avaliação

    Essa primeira dica é muito importante e vai facilitar as coisas. Quando abrir uma conta no banco em que pretende fazer a avaliação de crédito ficará mais fácil de o banco saber quem é você, pois já terá os seus dados pessoais e principais documentos. Além disso, você pode passar a movimentar o seu dinheiro neste banco. Receber o salário, fazer pagamentos, débito automático, dentre outros. Quando você já é cliente há um tempo, pode ser mais fácil conseguir benefícios.

    Documentos de identificação

    Indispensáveis em qualquer ocasião, os documentos de identificação, como identidade e CPF, também são fundamentais no momento de recolher os papeis para a avaliação de crédito. Com eles você comprova a veracidade das informações prestadas no momento do contato com o banco.

    Comprovante de residência

    Os comprovantes de residência podem ser muitos: conta de energia elétrica, de água, de telefone ou TV a cabo, contrato de aluguel, etc. O comprovante de endereço ajuda, ainda, a instituição financeira a entrar em contato com você por correspondência, enviar cartas referentes às contas no bancos ou aos financiamento etc. Diversos benefícios em um papel.

    Ebook organização financeira
    Ebook primeiro apartamento

    Estado civil

    O banco pode também solicitar um comprovante do seu estado civil. Os motivos podem ser muitos, mas, geralmente, é para saber quem faz parte do grupo familiar e quantas pessoas contribuem com a renda da casa.

    Comprovantes de renda

    Com esses documentos em mãos, você é capaz de provar que possui renda suficiente para assumir o financiamento. Para comprovar a renda você pode utilizar demonstrativos de pagamentos (os contracheques), extratos bancários e a declaração do Imposto de Renda. Todos esses documentos mostram a entrada e saída de dinheiro que você teve. Lembrando que no caso dos extratos bancários, as informações precisam ser dos últimos três meses.

    Microempreendedor individual

    Caso você seja trabalhador informal, é importante que você abra a sua empresa como microempreendedor individual (MEI). Ter o seu negócio registrado facilita a aprovação do seu crédito pelo banco.

    Outros benefícios vêm com o MEI, pois o microempreendedor individual tem direito à aposentadoria e auxílio doença a medida que contribui com os deveres trabalhistas.

    E então, gostou das nossas dicas? Separamos para você uma lista completa de todos os documentos necessários para você levar ao banco para fazer sua análise de crédito.




    Veja também


    10 restaurantes em Sorocaba para conhecer

    10 restaurantes em Sorocaba para conhecer

    A riqueza gastronômica dos restaurantes de Sorocaba atendem a todos os paladares. Desde estabelecimentos aconchegantes e familiares até restaurantes sofisticados com pratos gourmet com chefs renomados.   Os restaurantes em Sorocaba para conhecer são umas das...

    Conheça os 12 melhores bairros de Sumaré para morar

    Conheça os 12 melhores bairros de Sumaré para morar

    Os bairros de Sumaré oferecem opções para todos os gostos e estilos de vida, desde um ambiente familiar e tranquilo ou um locais mais central e agitados. Ao escolher o bairro ideal para viver com sua família conheça as opções que atendem às suas necessidades e...