Na hora de decorar apartamentos pequenos, sempre vem um sentimento que é um misto de incerteza com entusiasmo. Afinal de contas, o imóvel novo inspira uma série de ideias para deixar o cantinho com a nossa cara. Mas nem tudo que está na imaginação cabe ali, certo?
Mas isso não deve ser motivo para desespero!
Há várias possibilidades que podem dar beleza e praticidade à sua casa própria — e o principal: que cabem no seu bolso!
O que levar em conta antes de decorar apartamentos pequenos?
Antes de sair por aí
comprando tudo aquilo que você acha bonito, é importante tomar alguns cuidados para que depois nenhum item vire um transtorno. E isso tem muito a ver com o planejamento!
A primeira é coisa é pensar no espaço de circulação ideal (como você vai andar lá dentro). Na maioria das vezes, as pessoas só pensam nisso depois que os móveis estão comprados.
E quando isso acontece, das duas uma: ou terá que abrir mão de alguma coisa (que não foi bem calculada) ou terá que lidar com o incômodo de ficar desviando dos utensílios que são 'um pouco maiores do que deveriam'. Ninguém merece, né?
Por isso, assim que tiver a planta do seu imóvel novo em mãos, imagine qual será o espaço de circulação.
O segundo ponto é listar o que você precisa considerar na sua organização. Há inúmeras soluções (bem práticas mesmo) que podem tornar sua rotina bem facilitada. Por exemplo: um puff redondo, que sirva de apoio aos pés, pode ser mais um assento quando a casa estiver cheia.
Trocando em miúdos: opte por móveis que possam ter mais de uma utilidade (ou que sejam dobráveis e fáceis de serem armazenados). Há soluções simples, bonitas e bem em conta, que com uma rápida busca na internet pode ajudar a formatar sua casa dos sonhos.
Outro conselho valioso também é utilizar um único tipo de revestimento no piso (evitando colocar modelos diferentes em sala e cozinha, por exemplo). Esse recurso deixa os ambientes mais integrados e com uma sensação de ampliação. Há ótimas opções de porcelanato e pisos frios que podem ajudar nisso — e com promoções bem legais!
Dicas de itens para decorar apartamentos pequenos
Separamos recomendações bem práticas e úteis que podem te ajudar na hora de planejar seu ambiente. Aí vão elas:
Cuidado na escolha das cores: opte por tons mais claros para serem usados nas paredes. Elas ajudam a dar uma sensação de amplitude do espaço.
Uma das cores queridinhas de quem está investindo na decoração de apartamentos pequenos é a linha de algodão egípcio, que é bem próxima de tom de bege.
Uso de espelhos: um bom espelho colocado, além de ajudar na decoração, pode também dar essa sensação de
ampliação do espaço. Pode funcionar bem na colocação de uma parede da sala próxima à mesa de jantar, por exemplo.
Armários em locais planejados: há várias soluções que podem ser aproveitadas para guardar itens que não caberiam no apartamento. Por exemplo: como seu guarda-roupa deve ser um pouco menor, pelo espaço dele, há camas de casal que possuem espaço embaixo do colchão para armazenar itens maiores (como cobertores, tábuas de passar roupas e outros utensílios).
Móveis modulares: muita gente diz por aí que para decorar apartamentos pequenos é preciso contratar empresa de móveis planejados. O que não é de todo verdade: há ótimas opções de móveis modulares, possíveis de serem comprados em lojas de móveis, com condições de pagamentos boas e com variedade de cores. Pesquise bem essa opção que ela pode ser bonita e vantajosa para o seu bolso.
Se ficar de olho nessas dicas, temos certeza que você construirá a casa dos seus sonhos, aproveitando cada cantinho dela.
Conhece alguma amiga ou amigo que está precisando dessas dicas? Compartilhe para ele esse post, em suas redes sociais, que ajudará muito!