Como escolher a construtora ideal para comprar seu imóvel?

Chegar à decisão de sair do aluguel e comprar um imóvel é um grande passo para a realização do sonho de muitas pessoas. Foram anos de pesquisa, economia e planejamento até ter certeza que é o momento de fazer essa compra.

Porém, durante esse processo é necessário considerar um fator muito importante. Qual a construtora você vai escolher para comprar o seu imóvel? Parece simples, mas se não houver pesquisa você pode encontrar problemas no percurso.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te dar dicas do que considerar ao escolher a construtora ideal. Conheça tudo que é necessário saber para fazer essa importante escolha.

Busque as referências da construtora

Adquirir um imóvel é igual a comprar qualquer outro produto. Você pesquisa, conhece as referências e só então decide se vai comprar ou não. Não seria diferente com uma casa ou apartamento novo.

Converse com moradores que já compraram da construtora que você está pesquisando e, até mesmo, visite imóveis prontos caso o que você está interessado ainda não esteja finalizado.

Você também pode procurar saber com outras pessoas se a construtora tem o hábito de cumprir o prazo de entrega que foi estabelecido em contrato.

Guarde todos os documentos

Desde o primeiro contato, procure arquivar qualquer tipo de documento assinado tanto por você quanto por parte da construtora. E não só o que for assinado. Folhetos e emails promocionais também podem entrar nesses arquivos. Eles te darão garantia em caso de divergências entre informações.

Visite frequentemente o lugar do empreendimento

Já viu casos em que a construtora passou o endereço do empreendimento, mas nem sequer começou a executar a obra? Isso pode acontecer.

Para ver se está tudo nos conformes, se você comprou o imóvel na planta, vale a pena dar uma passada pelo local da construção com certa frequência.

Fazendo isso, você também vai conhecer o bairro no qual vai morar futuramente, conhecerá a vizinhança, as condições do terrenho, comércio, transporte e muitas outras características. Tudo ajudará na sua adaptação ao local.

Conheça a planta e a maquete do imóvel

Analisar esses dois pontos é primordial para saber em quais terras você vai pisar no futuro. Busque a construtora ideal, que possua claramente todos esses dados e que esteja apta a te explicar e sanar todas as dúvidas.

Além de saber qual vai ser a disposição dos apartamentos, por exemplo, esse material vai guiar a sua decisão, você poderá planejar a decoração e já colher informações sobre a valorização do imóvel após a compra.

Entenda tudo sobre a política de juros

Por último, mas não menos importante, está a política de juros da construtora. Desde o começo, é importante que você procure saber se a construtora, ou o banco pelo qual fará o financiamento, cobra juros sobre o valor do financiamento já pago após a entrega das chaves.

Ao fazer isso, você consegue evitar dores de cabeça. Também verifique sempre o contrato e quais são as condições oferecidas. Se algo ocorrer fora do combinado você poderá ter o seu dinheiro de volta dependendo da situação.

Diversos cuidados estão envolvidos na compra de um novo imóvel. São muitas etapas importantes, que passam pelo planejamento, escolha do local e da construtora ideal. Dessa forma, fique sempre atento às dicas que demos e seja cauteloso.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e ajude quem também está pesquisando sobre a construtora ideal para financiar o sonho da casa própria!

VIC Engenharia

Somos especialistas em imóveis para o programa Minha Casa Minha Vida. Oferecemos empreendimentos diferenciados, prezando pela qualidade, segurança e responsabilidade social.

Veja também

Downloads

Baixe nosso material rico

Quem compara, compra VIC.

Saiba como comprar um imóvel com parcelas mais baratas que aluguel.
Receba dicas e promoções por email