Como comprar um apartamento em 5 passos

Na hora de comprar um apartamento novo, é importante seguir algumas recomendações para garantir que a concretização de seu sonho não tenha pesadelos. Basta uma boa organização e seguir alguns passos! Assim, sua escolha estará mais perto do que você sempre imaginou, sem ter problemas que possam gerar dores de cabeça.

1. Escolha o tipo de imóvel ideal

Antes de mais nada, é preciso ter em mente como deve ser esse seu espaço. Uma das questões mais importantes de serem levadas em conta são: quantas pessoas vão morar no espaço? A partir da resposta, você saberá quantos cômodos deve ter o seu futuro lar, incluindo os quatros, banheiros (se algum dos aposentos precisará ter suíte integrada).

Outra questão é que espaço de lazer pretende ter! Há condomínios novos com ótimas opções de lazer para toda a família, tornando o espaço bem agradável a quem deseja fazer do lar um verdadeiro espaço de convivência para todos. Nesse sentido, é preciso levar em conta o valor que será pago por mês, para que esteja dentro da sua programação.

2. Pense na região que vai atender suas necessidade

Após as perguntas acima estarem pensadas, lembre-se de definir qual região da cidade deseja morar. Há ótimas oportunidades em todos os bairros, mas é importante que a sua vizinhança tenha a identidade que você gostou. Por exemplo: se gosta de agitação, pode ser uma boa procurar por ruas próximas ao centro.

Caso você se sinta mais à vontade num ambiente mais tranquilo, há opções de bairros mais afastados, que reúnem a tranquilidade, sem deixar de ter infra-estrutura de fácil acesso aos locais.

3. Quanto estará disposto a pagar?

Bem, disposto nem sempre é a palavra certa, não é mesmo? Mas é quanto você poderá desembolsar para o seu apartamento novo. Pois bem: imagine o valor que cabe no seu orçamento, dentro dos custos de manutenção que naturalmente você possui. Desse modo, já irá organizar a faixa de preço que sua pesquisa precisa contemplar para que o imóvel dos sonhos seja mais facilmente encontrado.

Uma boa recomendação também é pesquisar em apartamentos e casas na região que deseja: assim terá noção de valores, antes de sair para uma negociação.

4. Como será feito o pagamento?

Outro ponto importante de ser levado em conta é a forma de pagamento. Além do pé-de-meia que você pode ter por aí, é o momento de juntar as economias para dar entrada (o valor usado para pagamento inicial e deixar as parcelas seguintes mais em conta). Caso você não tenha valor disponível, uma opção pode ser recorrer a financiamento: há ótimas linhas de crédito em bancos, com taxas e descontos especiais, dependendo da faixa da renda.

É uma boa oportunidade também ficar de olho no programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que dá incentivos bons a quem vai em busca do primeiro imóvel.

5. Escolha uma construtora de confiança

Não deixe de confiar o seu sonho a qualquer empresa. Por isso, certifique-se de que a construtora escolhida é de confiança e trabalha com materiais de qualidade, tem atenção no prazo e possui uma ótima ação de relacionamento com os clientes, sempre tirando dúvidas nos momentos que precisar.

Procure a história da corporação e pesquise também referências no mercado que poderão ajudá-lo a fazer a escolha mais certeira!

Gostou dessas dicas? Que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Poderá ser bem útil a eles também 🙂

VIC Engenharia

Somos especialistas em imóveis para o programa Minha Casa Minha Vida. Oferecemos empreendimentos diferenciados, prezando pela qualidade, segurança e responsabilidade social.

Veja também

Downloads

Baixe nosso material rico

Quem compara, compra VIC.

Saiba como comprar um imóvel com parcelas mais baratas que aluguel.
Receba dicas e promoções por email