4 dicas para financiar a casa própria mesmo pagando aluguel

Parece estar cada vez mais complicado colocar em prática os planos que envolvem dinheiro e investimentos a longo prazo. Quando dizemos a longo prazo também incluímos a vontade de financiar a casa própria. São diversas despesas emergenciais que acabam por dificultar o financiamento, como o aluguel atual, parcelas de algum veículo e outras contas.

Pensando em tudo isso e no bem estar de quem procura uma nova moradia, nós separamos 5 dicas para você financiar a casa própria mesmo pagando aluguel e possuindo outras despesas. Confira:

1 – Coloque todos os gastos no papel

Ao colocar tudo na ponta do lápis é possível visualizar de forma ampliada todos os gastos que possuímos. Seja do aluguel, alimentação, lazer, compras e até o que gastamos com outras coisas mais simples.

Você pode desenvolver o seu próprio método de fazer isso. Seja online ou por escrito, o importante é ver quais são os principais gastos que você tem por mês e como pode administrar cada um deles. Ao fim do período mensal, faça um balanço geral e aplique a próxima dica.

2 – Analise e corte gastos desnecessários

Depois de dar o primeiro passo e colocar tudo no papel, é hora de analisar. Quanto você está gastando por mês? Quanto está gastando desnecessariamente por mês?

Essas perguntas ajudam a pensar conscientemente o que está dentro e o que está fora do orçamento, pois refletir sobre o assunto já é um passo para a economia. É mesmo preciso comprar todo mês uma blusa que custa R$ 50 ou você pode poupar esse dinheiro para outras necessidades futuras? E por que não colocar na poupança para o financiamento do novo imóvel?

Esse é um exemplo, mas somente você vai poder ponderar o que pode ser cortado ou não mensalmente.

3 – Saiba escolher

Essa é uma das peças-chave. Depois de decidir efetivamente por adquirir um imóvel, vários fatores ainda precisam ser levados em conta. Entre eles o melhor bairro para você, a cidade, o tamanho do imóvel, se tem área de lazer, porteiro físico, o valor do condomínio e diversas outras coisas que variam de pessoa para pessoa.

É preciso avaliar os fatores e quais deles vão te agradar e, depois, considerar se o valor cabe no seu orçamento.

4 – Poupe

O financiamento de bens traz benefícios para quem tem pouco dinheiro, mas também pode ter desvantagens. Os juros aumentam anualmente e isso pode acarretar um gasto final bem maior do que o planejado.

Poupando para pagar à vista, ou com uma entrada grande, você pode negociar com o banco e com a construtora um desconto muito maior, considerando o valor que será pago.

E você? Paga aluguel e também está economizando para financiar o seu imóvel ou já financia? Compartilhe conosco nos comentários e ajude quem também quer fazer a mesma coisa.

VIC Engenharia

Somos especialistas em imóveis para o programa Minha Casa Minha Vida. Oferecemos empreendimentos diferenciados, prezando pela qualidade, segurança e responsabilidade social.

Veja também

Downloads

Baixe nosso material rico

Quem compara, compra VIC.

Saiba como comprar um imóvel com parcelas mais baratas que aluguel.
Receba dicas e promoções por email