4 aspectos do condomínio para analisar antes de comprar o seu apartamento

condomínio

Na hora de comprar a casa própria, é tanto detalhe para ser visto que alguns aspectos acabam ficando de lado e que podem virar uma dor de cabeça e tanto. Aqui no blog, temos compartilhado as recomendações que ajudam nessa escolha: desde a pesquisa da localização do empreendimento, formas de financiamento do imóvel, como analisar a construção e por aí vai.

Mas para quem vai comprar um apartamento na planta ou mesmo uma casa, há uma opção cada vez mais frequente nas escolhas: morar em um condomínio! Isso significa que você precisa também saber o que levar em conta na hora de ter o primeiro imóvel.

Do mesmo modo que a gente olha a vizinhança na hora de alugar um imóvel, ter noção de como será o condomínio é fundamental para auxiliar na sua escolha.

“Mas o que é tão diferente assim?” você pode estar se perguntando!

A vida em condomínio é bem mais próxima do que conviver numa rua aberta. Isso porque, ao comprar um apartamento novo ou casa nessa condição, é preciso ter consciência de que todos os vizinhos têm direitos e deveres sobre aquele espaço ali.

Nesse sentido, é bom ficar de olho sobre quatro aspectos importantes que envolvem a vida em um condomínio. Listamos eles para você compreender bem o que representa isso, até para saber quais escolhas deve tomar na hora de comprar a casa própria:

4 aspectos do condomínio para serem levados em conta

 

  • Cota condominial: uma das questões que se deve levar em conta é o valor previsto de pagamento para a cota condominial, ou seja, a mensalidade que terá de desembolsar que ajuda a custear os valores de manutenção de toda estrutura física do condomínio. Ou seja: caso haja um jardim, o valor pago a um profissional para cuidar deste espaço será distribuído entre todos os moradores. E são custos como esse que estão previstos na cota condominial. Certifique-se de que o valor caberá no seu orçamento!
  • Opções de lazer: pesquise também quais espaços dedicados a lazer o condomínio terá. Normalmente, é estruturado um espaço para recreação infantil, salão de jogos e churrasqueira e outros espaços de uso comum, envolvendo reserva ou não destes. É importante lembrar que quanto mais locais tiver, mais alta deve ser a cota condominial.

 

  • Estrutura do empreendimento: outro aspecto que deve ser levado em conta na hora de comprar uma casa própria em um condomínio é a estrutura dela, ou seja: quantas unidades estarão neste espaço para ratear (custear) os valores que precisam ser usados para zelar pelo cuidado do ambiente. Também é preciso identificar o porte deste condomínio. Logicamente, quanto maior o espaço, maior o custo.
  • Gestão: é preciso avaliar também como será gerenciado o condomínio. Normalmente, logo na entrega das chaves, a construtora faz uma Assembleia Geral de Implantação (que é uma reunião com todos os proprietários). Nela, é apresentado detalhes do empreendimento e já cotado o corpo diretivo. Isto é: quem será o síndico (que responde civil e criminalmente pelo local), subsíndico (atua as tarefas do síndico e assume a responsabilidade na ausência deste) e conselheiros (responsáveis pela validação das contas financeiras)

Saber desses quatro aspectos é fundamental para que as escolhas suas estejam bem embasadas na hora de comprar um imóvel.

Quer saber mais sobre esse assunto? Fique ligado aqui no blog que iremos compartilhar várias dicas para você realizar o sonho da casa própria!

VIC Engenharia

Somos especialistas em imóveis para o programa Minha Casa Minha Vida. Oferecemos empreendimentos diferenciados, prezando pela qualidade, segurança e responsabilidade social.

Veja também

Downloads

Baixe nosso material rico

Quem compara, compra VIC.

Saiba como comprar um imóvel com parcelas mais baratas que aluguel.
Receba dicas e promoções por email