Vai casar? Confira algumas dicas para fazer a sua lista de presentes

Preparar uma festa de casamento dá trabalho, não é mesmo? É vestido pra procurar, lugar pra reservar, comida pra encomendar, decoração pra escolher, e muito mais. Isso sem contar toda a organização que morar junto requer, como por exemplo, equipar a casa nova. Mas pelo menos para esse problema existe uma solução simples e prática: uma lista de presentes de casamento.

Se você está pensando em casar, mas não sabe como fazer uma lista da maneira certa, não precisa se preocupar! Nesse texto, vamos te explicar porque fazer uma lista de casamento, qual opção mais adequada, como planejá-la e executá-la. Vamos lá?

Porque fazer uma lista de casamento?

Com tanta coisa na cabeça na hora de planejar seu casamento, separar um tempo para montar uma lista pode parecer muito absurdo. Porém, optar por esta estratégia pode até poupar o seu tempo. Dessa forma, todas as informações sobre os presentes ficam centralizadas em um único lugar. Sem a necessidade de ficar respondendo convidado por convidado sobre seus desejos, você pode dar mais atenção para a celebração em si.

Além de otimizar seu próprio tempo, você também economiza o dos seus convidados. Com uma lista de presentes que mostra exatamente o que você deseja ganhar, ninguém precisa passar horas procurando o ideal. Basta que a pessoa vá direto ao lugar onde a lista se encontra, escolher o que ela está disposta a bancar e efetuar a compra. Se esse processo for on-line, a pessoa não precisa nem sair de casa.

Se a sua casa já está toda equipada, você pode estar pensando: pra que vou fazer uma lista então? Atualmente alguns sites e lojas permitem que você retire o valor arrecadado na forma de dinheiro, para usar como quiser. Outros realizam uma arrecadação coletiva com os convidados para algum fim específico, como a compra de um carro ou uma viagem de lua de mel.

Com uma lista de presentes, tudo fica mais fácil. Você ganha o que quer, e os convidados têm a certeza de que estão fazendo você feliz. Além de, claro, evitar receber presentes repetidos, ou que não serão úteis no seu dia a dia.

Onde fazer a sua lista

Já se convenceu que fazer uma lista de presentes para seu casamento é uma ótima pedida? Então o próximo passo é pensar onde você vai disponibilizá-la. Dependendo do seu perfil, dos seus convidados, entre outros fatores, essa resposta muda. Mas uma coisa é certa: não faça listas em muitos lugares. Isso segmenta muito a arrecadação e pode dificultar a troca por produtos mais caros.

Entenda as especificações de cada modalidade:

On-line

Esse é o método mais usado atualmente. Os noivos não precisam sair de casa, e nem seus convidados; tudo é feito por meio de sites. Existem algumas plataformas específicas para casamentos, mas algumas lojas também oferecem essa ferramenta em seus sites. Além disso, passado o casamento, todos os presentes são entregues na sua casa, sem precisar se deslocar em momento algum.

Com uma lista de presentes on-line, você ainda ajuda aquele parente que vem de longe. Ele pode comprar da cidade dele e você recebe na sua, sem transtornos. Ainda assim, as trocas e o controle do que já foi adquirido fica mais fácil.

Algumas das melhores opções hoje em dia são:

  • Camicado – com ele você recebe 3% do valor de cashback;
  • iCasei – plataforma completa onde você cria um site para o casal;
  • Pronto Casei – além da lista, você ainda ajuda a organizar o evento;
  • Quero de casamento – feito pela Magazine Luiza, é uma opção gratuita.

Física

Porém, sempre tem aquele parente que não sabe mexer na internet ou aquela pessoa que faz questão de entregar o presente em mãos. Para continuar a ter um certo controle do que esses tipos de pessoas vão  te presentear, vale a pena ter uma lista também em uma loja física. Nessa opção, a montagem da lista é mais trabalhosa, mas você pode ver os itens pessoalmente. Além de que, em cidades menores, existe o costume de deixar a lista em uma loja conhecida do local.

Como montar a lista de presentes perfeita

Tendo os canais e locais escolhidos, é hora de partir para a ação. A primeira parte – e mais importante –  é o planejamento. Deve-se programar para deixar a lista pronta antes mesmo de entregar os convites. Dessa forma, caso as pessoas perguntem no encontro da entrega, você já sabe para onde conduzi-las.

Outro ponto que deve ser pensado é na quantidade e no tipo dos itens colocados na lista. Um número ideal para isso é de 2 a 3 presentes por convidado, e que os preços sejam variados, indo dos mais baratos até os mais caros. Isso permite que haja um grande número de opções para os convidados escolherem, além de poder dar um presente que se encaixa no orçamento deles.

Deve-se dar preferência aos itens necessários para o casal. Assim, você garante que receberá presentes que terão utilidade no dia a dia. O tamanho da casa onde os noivos vão morar e a rotina dos dois também deve ser levada em consideração. De que adianta pedir uma cafeteira se nenhum dos dois gosta de café?

Os itens mais comuns de serem elencados em listas de presentes são: eletrodomésticos, louças, porcelana, vidraria, faqueiros, panelas, utensílios domésticos, eletrônicos, decoração, etc. Mas nada impede de você usar a criatividade e escolher itens inusitados.

Gostou? Agora é hora de fazer a sua!

Faça do seu casamento uma experiência única e aproveite cada uma das fases dele. Se for acontecer uma celebração, faça uma lista de presentes e se garanta! Mas se por acaso você está em dúvida sobre a celebração, saiba que existem outras opções. Neste texto, te ajudamos a decidir se o ideal para você é fazer uma festa de casamento ou financiar um imóvel.




Veja também


Vale a pena investir em móveis planejados?

Vale a pena investir em móveis planejados?

Um dos momentos mais aguardados quando se compra um apartamento novo é, sem dúvida, escolher a decoração e móveis que vão compor o seu lar. São milhares de opções para seguir, lugares para procurar e modelos para se montar o mobiliário da casa. E são esses toques que...

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...