Como decorar apartamentos pequenos

Na hora de decorar apartamentos pequenos, sempre vem um sentimento que é um misto de incerteza com entusiasmo. Afinal de contas, o imóvel novo inspira uma série de ideias para deixar o cantinho com a nossa cara. Mas nem tudo que está na imaginação cabe ali, certo?

Mas isso não deve ser motivo para desespero!

Há várias possibilidades que podem dar beleza e praticidade à sua casa própria — e o principal: que cabem no seu bolso!

O que levar em conta antes de decorar apartamentos pequenos?

Antes de sair por aí comprando tudo aquilo que você acha bonito, é importante tomar alguns cuidados para que depois nenhum item vire um transtorno. E isso tem muito a ver com o planejamento!

A primeira é coisa é pensar no espaço de circulação ideal (como você vai andar lá dentro). Na maioria das vezes, as pessoas só pensam nisso depois que os móveis estão comprados.

E quando isso acontece, das duas uma: ou terá que abrir mão de alguma coisa (que não foi bem calculada) ou terá que lidar com o incômodo de ficar desviando dos utensílios que são ‘um pouco maiores do que deveriam’. Ninguém merece, né?

Por isso, assim que tiver a planta do seu imóvel novo em mãos, imagine qual será o espaço de circulação.

O segundo ponto é listar o que você precisa considerar na sua organização. Há inúmeras soluções (bem práticas mesmo) que podem tornar sua rotina bem facilitada. Por exemplo: um puff redondo, que sirva de apoio aos pés, pode ser mais um assento quando a casa estiver cheia.
Trocando em miúdos: opte por móveis que possam ter mais de uma utilidade (ou que sejam dobráveis e fáceis de serem armazenados). Há soluções simples, bonitas e bem em conta, que com uma rápida busca na internet pode ajudar a formatar sua casa dos sonhos.

Outro conselho valioso também é utilizar um único tipo de revestimento no piso (evitando colocar modelos diferentes em sala e cozinha, por exemplo). Esse recurso deixa os ambientes mais integrados e com uma sensação de ampliação. Há ótimas opções de porcelanato e pisos frios que podem ajudar nisso — e com promoções bem legais!

Dicas de itens para decorar apartamentos pequenos

Separamos recomendações bem práticas e úteis que podem te ajudar na hora de planejar seu ambiente. Aí vão elas:

Cuidado na escolha das cores: opte por tons mais claros para serem usados nas paredes. Elas ajudam a dar uma sensação de amplitude do espaço.

Uma das cores queridinhas de quem está investindo na decoração de apartamentos pequenos é a linha de algodão egípcio, que é bem próxima de tom de bege.

Uso de espelhos: um bom espelho colocado, além de ajudar na decoração, pode também dar essa sensação de ampliação do espaço. Pode funcionar bem na colocação de uma parede da sala próxima à mesa de jantar, por exemplo.

Armários em locais planejados: há várias soluções que podem ser aproveitadas para guardar itens que não caberiam no apartamento. Por exemplo: como seu guarda-roupa deve ser um pouco menor, pelo espaço dele, há camas de casal que possuem espaço embaixo do colchão para armazenar itens maiores (como cobertores, tábuas de passar roupas e outros utensílios).

Móveis modulares: muita gente diz por aí que para decorar apartamentos pequenos é preciso contratar empresa de móveis planejados. O que não é de todo verdade: há ótimas opções de móveis modulares, possíveis de serem comprados em lojas de móveis, com condições de pagamentos boas e com variedade de cores. Pesquise bem essa opção que ela pode ser bonita e vantajosa para o seu bolso.

Se ficar de olho nessas dicas, temos certeza que você construirá a casa dos seus sonhos, aproveitando cada cantinho dela.

Conhece alguma amiga ou amigo que está precisando dessas dicas? Compartilhe para ele esse post, em suas redes sociais, que ajudará muito!

VIC Engenharia

Somos especialistas em imóveis para o programa Minha Casa Minha Vida. Oferecemos empreendimentos diferenciados, prezando pela qualidade, segurança e responsabilidade social.

Veja também

Downloads

Baixe nosso material rico

Quem compara, compra VIC.

Saiba como comprar um imóvel com parcelas mais baratas que aluguel.
Receba dicas e promoções por email