Como se planejar para comprar um imóvel antes dos 30 anos

Dizem que 30 anos é a idade do sucesso. Por isso, muitos jovens querem se planejar para comprar um imóvel e ganhar a sua independência até lá. Apesar de parecer ser uma tarefa difícil, com um pouco de planejamento e corte de gastos, é possível realizar esse sonho.

Saber por onde começar a se planejar pode ser uma tarefa árdua. Por isso, o blog de hoje veio para te oferecer diversas dicas para você conquistar o seu apê antes dos 30 anos. Confira.

Porque comprar um imóvel cedo

Ao comprar um apê, você faz um investimento que pode trazer inúmeros benefícios futuramente Além disso, quando se é jovem, é mais fácil, pois  geralmente você não tem despesas grandes com família e filhos. Fora a estabilidade de poder ter um lugar para chamar de seu.

Confira a seguir 7 dicas para você economizar e comprar o seu imóvel.

  1. Pague as contas pendentes

Para poder se planejar financeiramente, é preciso estar com todas as contas em dia. Por isso, analise o que precisa ser pago, quantas parcelas faltam e quanto dinheiro está comprometido devido aos débitos que você possui no momento.

Ter o nome limpo e livre de qualquer cobrança é fundamental para que você consiga, não somente financiar o seu apê, mas também comprar todas as coisas que envolvem uma mudança de casa.

  1. Faça um balanço financeiro para comprar um imóvel

Depois de quitar todas as dívidas, está na hora de pegar a calculadora e dividir a sua renda mensal. Separe o necessário para pagar as suas contas do dia a dia, deixe um pouco para gastos imprevisíveis, e guarde o resto.

Se for preciso, utilize planilhas para controlar o seu dinheiro. Existem alguns aplicativos de celular que podem ajudar, já que estarão à sua disposição o tempo todo.

  1. Comece a economizar já

Comprar um imóvel é um ótimo e grande investimento. Por isso, você precisa economizar e guardar dinheiro. Afinal, além das parcelas, você também vai precisar comprar móveis, objetos de decoração, eletrodomésticos, além de documentos para oficializar a compra do apê.

Veja onde o seu dinheiro geralmente é gasto e o que pode ser cortado. Evite as saídas, ou alimentação fora de casa. Corte todos os gastos supérfluos e deixe somente os de necessidade.

Lembre-se: você tem um objetivo. Esse “sacrifício” vai valer a pena depois.

  1. Faça o seu dinheiro render

Quando se pensa em economizar dinheiro, a primeira opção são as contas poupanças. Elas podem até funcionar dependendo do tempo que você estabeleceu para fazer a sua compra.

Mas se você quer comprar um imóvel antes dos 30 anos, o ideal é que você invista em outras fontes de rendimento. Uma delas é o tesouro direto, que é uma maneira de investir em títulos públicos, como se você estivesse emprestando um dinheiro para o Governo, e depois receberá o seu pagamento corrigido com juros, muitas vezes, mais vantajosos que a poupança.

  1. Elimine o cartão de crédito

O crédito veio para facilitar muito a nossa vida em alguns aspectos. Mas se você está em busca de economizar dinheiro para comprar um imóvel, esse tipo de cartão deve ser cortado da sua vida financeira.

Sabemos que não é nada fácil. Afinal, poder comprar aquele celular que você tanto sonhou em 10x é ótimo. Mas, se não tomar cuidado, a sua renda mensal estará comprometida todo o mês para pagar os altos valores de boletos.

Assim, fica mais difícil guardar dinheiro. O ideal é que você separe uma parte do seu dinheiro para gastos durante o mês e pague tudo à vista. Com isso, você evita o consumo excessivo e consegue ter mais controle sobre o seu dinheiro.

  1. Opte por imóveis na planta

A ansiedade de entrar com o pé direito no seu apê deve ser bem grande. Mas para quem deseja comprar um imóvel antes dos 30 anos, uma boa saída pode ser os imóveis na planta.

Geralmente, esse tipo de venda oferece condições diferenciadas que podem te ajudar a economizar. Além disso, você terá mais tempo para se planejar e comprar os seus imóveis.

Uma outra vantagem é que o mercado está aquecido, por isso, as opções são variadas e completas. Serão apês completamente novos e, por isso, de qualidade para você ser o primeiro morador do lugar.

  1. Escolha o que cabe no seu orçamento

É normal deslumbrar com o apê dos sonhos. Mas é preciso manter os pés no chão e analisar se o imóvel cabe no seu orçamento, a sua localização, e todos os benefícios que ele oferece.

Pesquise bastante e veja qual opção atende às suas necessidades. É um investimento grande e, por isso, merece uma atenção especial.

Comprar um imóvel é um sonho que começa desde cedo. E conseguir conquistá-lo antes dos 30 anos, apesar de ser uma tarefa difícil, é possível. Como você viu ao longo do texto, basta ter bastante planejamento e economia com a sua renda mensal.

Se esse blog post foi útil para você, compartilhe ele através das suas redes sociais. Temos certeza que o seu amigo vai te agradecer por essas dicas. Fique atento ao nosso blog para não perder nenhum conteúdo.




Veja também


5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...