Como escolher o melhor apartamento para a sua família

Viver com a família em um imóvel próprio é o grande sonho de muita gente. Nesse caso, os apartamentos são as melhores opções. Para colocar esse plano em prática, muitas pessoas se planejam por anos e se esforçam diariamente para encontrar conforto e tranquilidade.  Mas quando chega a hora decisiva da compra, surge a pergunta: como escolher o melhor apartamento?

Por que morar em um apartamento?

Hoje em dia, quando se pensa em moradia própria com praticidade e bom custo benefício, os apartamentos são a primeira opção que vem em mente.  E, de fato, existem diversos motivos para as pessoas optarem, cada vez mais, por essa forma de morar.

Primeiramente, por se tratar de uma residência de certa forma coletiva, vários benefícios surgem a longo prazo. Laços de amizade entre vizinhos são fortalecidos devido à proximidade, as crianças têm sempre com quem brincar, e os adultos com quem contar em eventuais emergências.  Além disso, as contas comuns são divididas e é possível ter uma melhor infraestrutura para o usufruto de todo o condomínio.

Pensando na segurança do lar, a maioria dos prédios possuem porteiro e são bem protegidos. Mesmo os prédios mais simples acabam sendo mais seguros que a maioria das casas, sem contar a privacidade que se tem em um apartamento. Nada daquele vizinho bisbilhoteiro de olho no seu quintal.

Dicas de como escolher o melhor apartamento

Existem vários tipos de moradia por aí , e pode parecer difícil escolher qual o melhor para a sua realidade. Mas,  com alguns pontos importantes em mente, tudo fica mais fácil. Descubra, com as dicas abaixo, como escolher o melhor apartamento para viver com a sua família:

Localização

O primeiro ponto que se deve prestar atenção é a localização do empreendimento. O bairro e rua onde seu futuro lar está situado determina, dentre muitas outras coisas, o valor do imóvel. Lugares centrais são mais atraentes e proporcionam uma melhor locomoção pela cidade. Porém, estes também são os imóveis mais caros, justamente por  sua localização privilegiada.

Uma saída inteligente é optar por apartamentos em áreas não tão centrais, pois, nesse caso, a vizinhança tende a ser mais presente e o valor pago é muito menor.  Fique atento ao local de trabalho dos adultos e a da escola das crianças. Escolha um lugar estratégico para atender a todos.

Tamanho do apartamento

Vários fatores interferem  no tamanho do imóvel que mais se encaixa na vida de quem pretende ter uma lar próprio. O primeiro deles, é o número de membros na família. Um casal pode viver tranquilamente em um apartamento de 1 quarto. Contudo, se esse casal  tem a intenção de ter um filho em breve, a opção com 2 quartos será mais vantajosa.

Crianças menores não se importam de dividir o quarto, porém, com a chegada da adolescência,  surge, também, o desejo de privacidade. Por isso, pense não só no contexto atual, faça um planejamento considerando as possíveis alterações futuras que sua família terá com o tempo.

Se você tiver algum pet, é necessário levar isso em consideração. Os animais precisam de um espaço especial para se desenvolverem  de forma saudável. Outra situação possível é quando se vive em um apartamento, mas são feitas muitas viagens. Nesse caso, é interessante considerar uma casa menor, pois ela cumprirá apenas o papel de ambiente para descanso.

Características do condomínio

O apartamento pode até ser pequeno, mas a área de lazer resolve esse problema. Os benefícios e dependências do condomínio agregam bastante em um imóvel.  Piscina, espaço, gourmet, academia e salão de festas. Tudo isso muda o contexto de um imóvel e deve ser considerado na hora da decisão.

Analise, também, quais as suas necessidades principais  e entenda como escolher o melhor apartamento para supri-las. Se você ê é uma Pessoa com Deficiência (PcD), verifique a existência de vagas específicas para esse público. Você faz questão de ter uma área privativa para chamar de sua? Faz questão da segurança que um porteiro traz? Todas essas perguntas precisam  ser feitas e o apartamento deve se encaixar à resposta de todas.

Custo benefício

Por fim, coloque todos os dados recolhidos nessa pesquisa em uma planilha e defina quais as vantagens e desvantagens de cada apartamento. Feito isso, compare os preços e veja se esse investimento cabe no seu bolso. Tenha paciência para  procurar todos os dados importantes, e, ao final, compare tudo. Assim você consegue fazer uma boa decisão para uma escolha tão importante.

Existem alguns guias de como escolher o melhor apartamento, mas não há  um modelo rígido. Estude bem o mercado e todas as opções disponíveis para fazer  um bom negócio. Se está difícil economizar para poder realizar o sonho da casa própria, te ajudamos a economizar nos pequenos detalhes e obter grandes resultados no final.




Veja também


5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...