Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha certa. Dentre os questionamentos que surgem nesse momento, existe um principal: qual a melhor cidade para morar?

Betim e Contagem são exemplos de cidades que estão em franca valorização. Porém, o que difere uma da outra? Qual delas é mais adequada e oferece mais vantagens?

Porque viver em uma região metropolitana

A primeira grande vantagem de morar um pouco mais afastado do centro das metrópoles é a tranquilidade de viver em um local mais calmo e pacato em relação às grandes cidades. Esses locais costumam ser mais seguros, trazendo tranquilidade para a  sua família e residência. É inclusive mais fácil e comum promover uma rede de vizinhos para fortalecer os laços com a comunidade.

Além disso, os preços são mais acessíveis que no centro das cidades. Sendo assim, com um mesmo orçamento, em cidades da região metropolitana, você consegue arcar com a compra de um apartamento maior e com mais comodidades que em outras regiões.

Porém, este distanciamento não é suficiente para que as cidades metropolitanas se tornem inacessíveis. Pelo contrário: por fazerem parte das metrópoles, existe uma facilidade no transporte, que possibilita trabalhar e estudar na capital e viver em um outro local mais afastado, sem atrapalhar o seu crescimento profissional e acadêmico.

A RMBH

A Região Metropolitana de Belo Horizonte, ou RMBH, é a grande metrópole do estado de Minas Gerais. Com 34 municípios limítrofes fazendo parte da sua constituição, tem como Belo Horizonte a cidade central.

Com todas as vantagens de se viver em uma área mais afastada do centro, a Região Metropolitana ainda tem o privilégio de não ser vasta o suficiente para ser inviável o transporte de um local para outro, mas também é grande o bastante para oferecer todas as opções de cultura, entretenimento e serviços necessários.

Betim

A cidade de Betim é um dos maiores pólos industriais do estado, com destaque para os setores de petroquímica e automobilística. Por esse motivo, recebe muitos investimentos do governo para desenvolver sua infraestrutura, fazendo com que a região tenha um alto desenvolvimento econômico e social. Tudo isso faz com que exista uma alta oferta de emprego, tornando Betim uma ótima opção de moradia na grande BH.

Além disso, o município se situa no entorno da capital e o seu acesso facilita o trânsito da população em outros pontos da região metropolitana. Grandes vias conectam Betim com outras metrópoles do país, como a BR-262, sendo o ponto de saída da RMBH para São Paulo e Rio de Janeiro. Mas esses fatores não tornam o trânsito da cidade tão caótico como  o da capital.

Por fim, é notável a diferença no custo de vida entre áreas mais centrais e esta cidade da região metropolitana. Betim conta com bairros muito tranquilos para viver e possui grandes e sofisticados condomínios em seu território. Para se ter uma ideia, o IDH da cidade em 2010 foi de 0,749, valor considerado elevado.

Contagem

Contagem é uma das principais escolhas para pessoas que buscam moradias confortáveis de qualidade, sem se afastar em demasia de Belo Horizonte. A cidade faz limite com a capital mineira, ficando entre ela e Betim. Sua acessibilidade é alta, pois possui várias linhas de ônibus e até metrô. Por essas razões, Contagem  se configura como o segundo município mais populoso da região metropolitana.

A infraestrutura da cidade também é um diferencial: vários shoppings, centros comerciais, empresas de grande porte e indústrias estão localizadas por lá. Você encontra de tudo sem ter que ir muito longe pra isso.

Por fim, a cidade conta com várias opções de moradias muito interessantes, possuindo bairros mais pacatos, mas também centros comerciais agitados e movimentados. É possível viver a um pulo de BH, mas também em retiros mais distantes e com uma aparência mais rural. Existem desde apartamentos completos e urbanos a sítios e chácaras.

Afinal, qual a melhor cidade para morar?

Com todas as características das duas maiores cidades da RMBH, você deve estar em dúvida de qual delas escolher para viver. Porém, não existe uma melhor que a outra, tudo depende das expectativas e necessidades de cada pessoa. Vale a pena avaliar todas as variáveis envolvidas e definir o local que melhor se encaixa. Tem dúvidas sobre como comprar um apartamento? Confira os cuidados necessários antes de investir em um imóvel.

 




Veja também


5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

As melhores cores de tinta para parede da sua casa

As melhores cores de tinta para parede da sua casa

Montar uma casa nova ou até mesmo reformar a sua, exige considerar diversos fatores. Desde a escolha dos pisos a disposição dos móveis e o projeto paisagístico, tudo importa e deve ser pensado com antecedência. Porém, uma característica que interfere, mas poucas...