4 sinais de que é a hora certa de sair da casa dos pais

Morar com os pais pode parecer tudo de bom: roupa sempre limpa, contas pagas, geladeira cheia de delícias… são muitas vantagens. Porém, chega um momento que apenas isso não basta: nós queremos crescer e conquistar nosso próprio espaço. E é quando esse sentimento se instala que começa a vontade de sair da casa dos pais.

Alguns jovens sonham desde a adolescência em ter seu cantinho para poder receber os amigos, decorar do seu jeito, ou até mesmo lavar a louça na hora que desejar. Mas mesmo que não seja um desejo de muito tempo, sair da casa dos pais pode se tornar uma necessidade.

Com o tempo, as pessoas vão trilhando seu próprio caminho, e pode ser que esse não inclua os pais. Para ajudar você a confirmar que esse momento chegou em sua vida, trazemos para você alguns sinais de que é hora de sair da casa dos pais e tentar a vida solo.

Sinais de que você já deve sair da casa dos pais

1. Você sente seu espaço sendo invadido constantemente

Falta de liberdade é uma das principais queixas que existem quando se trata de morar com os pais. Tem aqueles que se metem em tudo, querem saber que horas o filho sai, que horas vai voltar, mexem nos pertences e têm um sentimento de posse muito grande com o lar.

Mas se paramos para pensar, faz algum sentido, afinal, a casa é deles, e na maioria das vezes são também os responsáveis por bancar o lugar. Se você se sente constantemente invadido em casa, pode ser um indício forte de que é hora de procurar o seu próprio canto!

2. Seu estilo de vida não combina com seus pais mais

Quando somos crianças e adolescentes, os pais têm um papel fundamental nas nossas vidas. São eles quem decidem o que devemos ou não fazer. Porém, conforme vamos crescendo, criamos um próprio estilo de vida, e este pode não coincidir com o dos genitores.

Suponhamos que você adora receber os amigos em casa para confraternizações e fica até tarde curtindo com eles. Se seus pais são pessoas que não gostam de dormir tarde pois precisam sempre levantar cedo no outro dia, você não conseguirá realizar muitas festinhas.

3. Você sente que precisa conquistar suas próprias coisas

Nem sempre o desejo de sair da casa dos pais vem acompanhado de problemas com eles ou de um mal estar por viver naquele local. Muitas pessoas sentem que mesmo com tudo aquilo à disposição, devem seguir seu próprio caminho e conquistar suas próprias coisas. É muito bom chegar em casa e sentir que tudo ali funciona pelo seu mérito, e se você já possui uma certa estabilidade financeira, esse pode ser seu próximo passo.

4. Seu relacionamento amoroso está tomando caminhos sérios

Por último, mas não menos importante, pode ter chegado a hora de constituir uma nova família! Se seu relacionamento já está bem estável e vocês pensam em casar, ter filhos e montar o próprio ninho, a casa dos seus pais pode não caber o seu sonho e atrapalhar esse momento lindo. Quem casa, quer casa! Nestes casos a mudança se torna ainda mais fácil, afinal, as responsabilidades são divididos entre o casal.

Com a decisão tomada, é hora de procurar uma nova casa

Se você se identificou com um ou mais dos sinais dados acima, então a hora de deixar o ninho dos pais e seguir sozinho chegou. O próximo passo é encontrar a casa ideal para se mudar, levando em conta vários fatores. Quantas pessoas irão viver nesse lar, qual a localização ideal, características do imóvel, e claro, o preço. Mas não se preocupe, ainda dá tempo de se planejar para sair da casa dos pais ainda esse ano! Leia aqui as dicas para conseguir essa conquista em 2019.




Veja também


5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...