Encontre seu VIC

Receba
dicas e promoções
por email


    3 dicas para comprar apartamento com segurança

    Comprar apartamento é uma conquista marcante na vida, que exige planejamento e cautela para ser uma decisão bem sucedida. Para não fazer mau negócio, ou ser enganado, é fundamental verificar alguns pontos específicos da transação, incluindo trâmites burocráticos.

    Realizar o sonho da casa própria, comprando o primeiro apartamento, ou ampliar o patrimônio, adquirindo um imóvel novo, é sempre motivo de realização e alegria, que, inevitavelmente, requer pesquisa, bastante paciência e uma boa análise crítica.

    Para que você consiga realizar esse projeto, sem motivos para se arrepender depois, veja as nossas dicas para  comprar apartamento com segurança.

    1. Comprar apartamento durável

    A decisão de comprar um imóvel é permeada de emoções e, algumas vezes, motivada exclusivamente pelas circunstâncias atuais: estilo de vida, tamanho e necessidades da família.

    No entanto, como a aquisição de um bem de alto valor exige investimento financeiro de grande porte e ou compromisso financeiro em longo prazo, convém avaliar se o imóvel em vista será adequado daqui a algum tempo.

    Para fazer essa análise, pergunte-se:

    • Se a família aumentar, o imóvel continuará sendo confortável?
    • A estrutura de lazer do prédio atende às necessidades atuais e futuras da família (playground, piscina adulto e infantil etc.)?
    • A quantidade de vagas na garagem é suficiente para os planos de patrimônio da família (compra de um carro maior ou de mais um carro)?
    • A localização do imóvel continuará sendo boa se a rotina mudar (mudança de local de trabalho ou estudo)?

    É claro, que imprevistos acontecem, mas é possível evitar alguns transtornos com um pouco de planejamento.

    2. Comprar apartamento da construtora certa

    A empolgação ou a inexperiência em fazer negócios imobiliários podem levar o comprador a entrar em situações de risco.

    Ebook primeiro apartamento

    Falência da construtora, golpes da incorporadora, irregularidades na documentação do imóvel, atrasos na obra, entrega de imóvel diferente do que foi comprado, entrega de apartamento com defeitos na estrutura e no acabamento. Estes são apenas alguns exemplos de fraudes no mercado imobiliário.

    Conhecer bem o agente imobiliário e todas as empresas envolvidas na venda do apartamento pode evitar grandes dores de cabeça.

    Pesquise a reputação e analise o histórico das empresas e dos profissionais envolvidos na transação junto aos órgãos oficiais e referenciados como Junta Comercial, CRECI, IDEC, PROCON, Reclame Aqui e também confirme a situação do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.

    Sim, dá trabalho, mas prevenir é melhor do que remediar.

    3. Comprar apartamento que caiba no orçamento

    Seja um imóvel na planta ou um apartamento pronto para morar, a aquisição de um bem de alto valor é uma decisão financeira importante.

    É necessário fazer um bom planejamento financeiro para não comprometer mais de 30% da renda mensal com a prestação. Faça simulações de financiamento antes de assinar o contrato e avalie a melhor opção de pagamento. Assim, você reduz as chances de enfrentar stress com o orçamento doméstico depois de comprar apartamento.

    Lembre-se de incluir nessa conta as despesas da compra do apartamento: taxas de cartório, pagamento da vistoria do imóvel e do despachante imobiliário, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis etc.

    E você, está prestes a comprar apartamento?  Já pesquisou bastante sobre o tema?

    Agora que você já viu algumas dicas para comprar apartamento com segurança, conheça o passo a passo para comprar um apartamento!




    Veja também