13 dicas infalíveis de economia doméstica

Os gastos cotidianos são os que mais pesam no bolso no final do mês. Por isso, uma das melhores maneiras de economizar em casa é repensar tudo que você gasta . Dessa forma, além de diminuir as despesas mensais, você ainda pode poupar dinheiro para ajudar a realizar seus sonhos. Quer entender como? Leia este texto e aprenda dicas de economia doméstica para mudar seu orçamento familiar.

Mas o que é economia doméstica?

A economia doméstica é uma área de estudos que envolve áreas como administração, economia e nutrição. Porém, é fácil aplicar algumas dicas desse ramo no dia a dia. A falta de planejamento e a impulsividade são um dos maiores motivos de não se conseguir economizar dentro de casa. Por isso, é importante prestar atenção nos momentos e na maneira que gastamos nosso dinheiro.

São várias as áreas em que conseguimos economizar e, quanto mais nos envolvemos nessa tarefa, mais ela se torna eficiente. Contas de água e energia, idas ao supermercado, compras de utensílios para a casa, roupas, etc. Tudo isso pode ser otimizado e contribuir para aliviar as contas mensais.

Dicas infalíveis de economia doméstica

Separamos algumas dicas imperdíveis para você colocar em prática já!

  • 01 – Opte por eletrodomésticos nível A

O sistema de classificação da Procel faz referência à eficiência de um eletrodoméstico. Os que são nível A consomem menos energia, os B em segundo lugar, e assim por diante. Para usar a energia de forma inteligente, sempre que possível, escolha os que estão nessa faixa.

  • 02 – Sempre tire os aparelhos da tomada após o uso

Sabe aquela pequena luz que continua acesa quando os aparelhos são desligados? Saiba que, para elas continuarem ali, mais energia é consumida. Por isso, sempre que já tiver terminado de usar algum aparelho, desligue-o da tomada.

  • 03 – Monte planilhas

Essa atitude simples pode mudar muito a maneira que você gasta seu dinheiro. Dessa maneira, você controla o que entra e o que sai, além de documentar tudo e poder fazer um comparativo entre os meses, ajudando no planejamento do próximo.

  • 04 – Sempre procure vídeos de DIY

Precisa comprar um sofá novo, mas não tem nenhum com um preço que caiba no seu orçamento? Que tal economizar bastante e fazer o seu próprio? A internet é cheia de vídeos de “Do It Yourself” (faça você mesmo) ensinando a fazer quase tudo. Na maioria das vezes, esses produtos saem mais baratos se feitos por você mesmo, além de terem a sua cara.

  • 05 – Reutilize ao máximo

Outra maneira inteligente de economizar é reutilizar o máximo de coisas possível. Guardar todas as sacolas de plástico do supermercado e usá-las como saco de lixo é uma ideia muito boa. Assim, você economiza na compra de sacos, já que você os tem de graça e pode reutilizá-los.

  • 06 – Evite fazer compras com fome

Quando estamos com fome, tudo parece mais apetitoso. Isso pode acabar fazendo você levar produtos que não queria ou precisava de verdade. Por isso, antes de ir ao supermercado, tenha certeza que você está bem alimentado!

  • 07 – Cultive uma horta em casa

Esse tipo de prática, além de muito saudável, também ajuda bastante na economia. Mesmo  que em um espaço reduzido, plantar vegetais em casa diminui a lista dos produtos que precisam ser comprados.

  • 08 – Reutilize a água da cozinha

Alguns alimentos gastam muita água para serem cozinhados. Porém, essa água também não precisa ser desperdiçada. Ela pode ser guardada para utilização posterior na preparação de molhos e temperos.

  • 09 – Verifique se há algum cano vazando

Qualquer pequeno vazamento pode pesar na conta de água, principalmente porque essa água foi desperdiçada sem ter uso nenhum, e até que se conserte o encanamento, o vazamento permanecerá.

  • 10 – Regue as plantas à noite

É muito comum que o sol forte evapore a água rapidamente, fazendo com que o gasto seja maior. Por isso, que tal regar as plantas da casa durante a noite?

  • 11 – Evite as dívidas

Pode parecer um pouco difícil às vezes; porém, as dívidas são algo que dificultam muito o trabalho de poupar dinheiro. Antes de qualquer outro passo, este deve ser tomado. Primeiro quite suas dívidas, para só então destinar o dinheiro para outros gastos.

  • 12 – Deixe o carro na garagem nos dias de semana

Durante a semana, vá de ônibus para o trabalho e outros locais que você precisar. Isso faz você deixar o carro em casa para usar apenas eventualmente, além de ajudar a diminuir a poluição nas cidades e melhorar o trânsito.

  • 13 – Busque uma renda extra

Em tempos de crise, pode ser bastante complicado conquistar uma vaga de emprego e se manter nela. Caso essa busca esteja difícil para você, procure formas de renda alternativas para complementar seu orçamento dar conta de todas as despesas.

Agora, mãos à obra!

Com todas essas dicas, fica até difícil não guardar dinheiro! Comece hoje mesmo e se aproxime ainda mais dos seus sonhos. Se você tiver tudo bem planejado, consegue sair do aluguel ainda esse ano.




Veja também


Vale a pena investir em móveis planejados?

Vale a pena investir em móveis planejados?

Um dos momentos mais aguardados quando se compra um apartamento novo é, sem dúvida, escolher a decoração e móveis que vão compor o seu lar. São milhares de opções para seguir, lugares para procurar e modelos para se montar o mobiliário da casa. E são esses toques que...

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

5 dicas para umidificar o ar da sua casa

O dia 21 de junho marca o início do inverno, e, com ele, chega o momento de tirar os casacos do armário e aproveitar as temperaturas mais amenas. No nosso país tropical, o frio pode ser um alívio do calor excessivo, porém ele também traz algumas dificuldades. Um dos...

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

Betim ou Contagem: Qual a melhor cidade para morar?

A compra da casa própria é, com certeza, um passo muito importante na conquista da independência. As pessoas se esforçam anos e anos para alcançar esse objetivo. Porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é importante ter certeza que está fazendo a escolha...